top of page
Buscar

Impactos da COVID-19: Inovação na mobilidade e nos espaços públicos

  • Foto do escritor: Sophia Motta
    Sophia Motta
  • 29 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

As últimas semanas foram atípicas.Para a maioria da população, é a primeira vez que se experimenta uma pandemia dessa escala. As empresas fecharam suas portas e as ruas da cidade estão quase vazias.

Nesse contexto de pandemia, o desafio atual é adequar a cidade buscando soluções rápidas e eficientes. As respostas que estão surgindo - tem sido rápidas - e as intervenções que acontecem em todo o mundo são inspiradoras.

MOBILIDADE

No mês passado, um grupo de cerca de 50 acadêmicos e especialistas em saúde pública e transporte escreveram uma carta aberta ao governo do Reino Unido pedindo às autoridades que incentivem caminhadas e ciclismo em meio à crise.

A capital colombiana, Bogotá, está adicionando 76 km de ciclovias para reduzir a multidão no transporte público e ajudar a impedir a propagação do COVID-19.



Capital colombiana abre novas ciclovias para conter o vírus

A cidade de Nova York, que testemunhou um aumento no ciclismo à medida que as pessoas evitam o transporte público, disse que instalaria ciclovias na 2nd Avenue entre as ruas 34 e 42, em Manhattan, e Smith Street, no Brooklyn.

Milão anunciou que 35 km de ruas serão transformadas durante o verão, com uma rápida expansão experimental da cidade voltada para ciclismo e criação de mais espaço para caminhadas para proteger os moradores à medida que as restrições do Covid-19 forem abrandadas.

A Cidade do México está considerando um aumento de quatro vezes em sua rede de ciclismo. Mas não só a rede de ciclovias, como as nossas calçadas devem ser repensadas.

O processo de permanecer fisicamente distante em um ambiente urbano denso pode ser exaustivo e até impossível em calçadas estreitas. Montreal está convertendo vagas de estacionamento em calçada.

ESPAÇOS PÚBLICOS

Com parques, praias, shoppings e playgrounds fechados, as ruas tornaram-se nossos espaços públicos de lazer. A rua como o lugar do econtro casual de desconhecidos, , da diversidade de pessoas e atividades, da troca de experiências.

Espaços públicos seguros e convidativos são indicativos de qualidade de vida nas cidades. Será que haverá uma valorização maior desses dos espaços públicos nas cidades? Esse questionamento nos leva a refletir sobre os desafios que virão. Como serão viabilizados recursos para esses investimentos? Como criar mais áreas públicas em cidades já densas e ocupadas?

Soluções já adotadas antes da pandemia podem nos ajudar a responder essas perguntas. Em Copenhagen, as escolas não possuem mais área de pátio fechado, pois as áreas livres das escolas são hoje praças públicas onde toda a comunidade pode utilizar, inclusive, concomitantemente com os alunos. Lá, os condomínios também adotaram solução semelhante, transformando as áreas privativas internas em praças “semi-públicas” com acesso mais restrito, mas ainda assim de uso comum.

E, por mais que questionemos se essa solução pode ou não ser adequada no Brasil, - onde enfrentamos problemas vandalismo e depredação nas escolas, - temos um exemplo local para reforçar essa ideia: o ginásio Arena do Morro, localizado no bairro de Mãe Luiza, Natal/RN.



Ginásio Arena do Morro

Projetado por um escritório de renome internacional, Herzog & de Meuron, e inaugurado em 2014, o ginásio é compartilhado com a escola e a comunidade, com uma gestão compartilhada desse espaço público, e seu valor é percebido e respeitado pela comunidade.

Além disso, por que não pensar em um programa amplo para fechar ruas nos finais de semana, buscando ampliar o convívio social nos bairros. Uma vez por semana, abrir mão do carro em prol do convívio e da socialização na cidade. É claro que estas soluções não substituem nossa necessidade de espaços verdes, mas amenizam a falta de espaço livres e são soluções rápidas e economicamente viáveis para as cidades.

Essas experiências revelam que sempre pode-se inovar na busca por melhores condições de vida nas cidades. Propostas simples e inovadoras de adaptação de locais para uso de espaço público - no momento de restrição de acessos - podem resultar em melhoria da qualidade de vida urbana.




https://www.linkedin.com/pulse/impactos-da-covid-19-inova%25C3%25A7%25C3%25A3o-na-mobilidade-e-nos-espa%25C3%25A7os-motta/?trackingId=%2Ftd7YLKkGuz%2FtYOK%2BYRFBw%3D%3D

 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page